Já começo avisando que o título é sugestivo, e tudo bem se você não entender a conexão dele com o texto. Mas eu tenho algumas donas, e começo com a Dona Silvina, minha avó que celebrou 90 anos de vida nesse ano de 2022.
Como pode uma senhora de 90 anos tão incrivelmente saudável, ativa e tão abençoada? Meu último presente que ela fez foi uma saída de praia de crochê, toda preta, e cada um dos pontos foi divinamente entrelaçado por suas hábeis mãos. Porém ao entregar o presente ela deixou um aviso bem específico: não é para eu pedir outro tão grande, porque ela não tem mais paciência de fazer! Vê se eu posso com uma fofura dessas?! Eu nunca fiz nem um lenço de bolso de crochê, imagina uma saída de banho inteira!!!
As avós deviam ser eternas! Eu conheci as minhas duas, mas uma delas só vive nas nossas memórias! A Dona Zila era incrível, criou todos os filhos com muito trabalho, muita dor, muito amor e muita alegria, era a senhora mais desbocada que eu conhecia, e nunca poupou um neto de palavrões, palavras de baixo calão. Na mesma proporção ela sabia elogiar a tudo e a todos!!!
Qual é o nome da tua Dona?
As minhas duas são essas: Dona Zila e Dona Silvina, assim mesmo: propositalmente com D maiúsculo, para que minimamente eu possa definir o tamanho de cada uma delas.
Quem tem uma avó preta tem tudo! Tem conhecimento, amor, carinho, tem vida eterna, mesmo que as vezes só na memória.
Dia desses me flagrei rindo sozinha porque descobri que no meu prédio tem um pé de hortelã e eu fiquei com vontade de roubar umas folhas. Tem alguma outra coisa que represente melhor o ensinamento de uma avó preta do que as funcionalidades de uma boa plantinha ou folhagem?
Se você cresceu com uma avó preta, ou você aprendeu a cozinhar, ou você aprendeu a macerar uma erva, ou o nome das flores e plantas, talvez a costurar, ou tudo isso junto. Alguma coisa que não ensinam nas escolas eu tenho CERTEZA: você aprendeu.
Sinto muito se não deu tempo de aprender, mas sinto muito mais se você escolheu não aprender. E, se houver a menor possibilidade de reverter essa situação, não perde mais tempo: corre lá e dedica pelo menos um final de semana todo a entender o que essa tua “dona” tem para te ensinar!
A todas as ‘Donas’: meu amor, carinho, admiração e respeito!
Dona Silvina tem muitas coisas para me ensinar, mas o que eu quero aprender dessa vez, é uma chimia de bergamota, numa receita que só ela sabe fazer!
Em tempo: o texto devia ter se chamado RAINHAS, é isso que todas as avós pretas são!
Kenia Aquino é comissária de voo, graduada em Comércio Exterior, pós-graduanda em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global, cofundadora do coletivo Quilombo Aéreo e diretora de operações da Odabá.