Com os últimos dados brutos gerados pela Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios do IBGE, visão renda, foi possível dimensionar a importância e o tamanho da população 60+ no Rio Grande do Sul. Hoje composta por 18% da população nesta faixa etária, totalizando 2,2 milhões de pessoas, tiveram uma renda total de R$ 81 bilhões em 2022. Considerando o PIB do RS no mesmo período foi de R$ 595 bi, vemos que os 60+ foram responsáveis por 13,6% da geração de Produto Interno Bruto em solo gaúcho. É uma barbaridade de dinheiro.
Um dado macroeconômico me levou, há quase dez anos, a amarrar meu cavalo nessa figueira: o crescimento projetado desta população no Brasil, no Rio Grande do Sul e nos centros metropolitanos. Não custa lembrar que Porto Alegre já tem mais pessoas com 60 anos ou mais do que crianças e jovens de zero a dezenove anos. Os indicadores de crescimento de renda também nos indicavam que por possuírem fontes estáveis como aposentadorias e pensões, somadas às rendas de investimentos, previdências privadas, rendas de aluguéis, fontes de trabalho CLT, rendas de profissionais liberais e das demais rendas informais, guardariam características mais estáveis de consumo e de perfil de consumo. Ao contrário de décadas atrás, hoje um 60+ está pensando seriamente em trocar de casa ou apartamento. Mudar de uma estrutura de centenas de metros quadrados para uma moradia mais enxuta, com menores custos de manutenção e IPTU e em regiões que atendam melhor aos novos comportamentos. Remédio recente estudo que fizemos na SeniorLab identificamos que para Mulheres entre 50 e 60 anos que desejam fazer o dowsizing da sua estrutura de moradia na realizada estão fazendo o upgrade de categoria em qualidade de vida. Serviços ao alcance de uma caminhada, proximidade aos seus locais de lazer ou culturais e vejam só: que o Uber possa parar na porta. Esse não é um detalhe nos grandes centros onde o fluxo viário muitas vezes impede que um carro de aplicativo pare para um passageiro descer ou embarcar. A liberdade de ir e vir quando bem entender é um atributo que os novos 60+ não abrem mão.
Voltando aos R$ 81 bi de renda por ano, a grande pergunta é o que nossas marcas, produtos e serviços estão fazendo para se colocarem como melhor opção a eles. Por menor que seja a fatia da renda total deles, é uma fatia gigante para qualquer empresa. Este é um dos pontos da temática que estou trazendo para o South Summit Brazil. Apresentei o tamanho deste bolo e os caminhos para transformar a UX60+ e a UI60+ nas grandes pontes. O recado que a tua marca precisa dar, com propriedade e consistência, para eles é: pode vir que eu te conheço, eu te entendo.