Joga no Google! Esta expressão popularizou um hábito adquirido pelas pessoas no Brasil e no mundo. Todos os dias são feitas milhares de perguntas ao mecanismo de busca da big tech de indexação de conteúdo. O robozinho da Google – que adora ranquear – além de classificar a relevância do resultado para indicar links pertinentes, também soma as buscas mais frequentes. É este balanço quantitativo que o relatório Year in Search apresenta na ferramenta Google Trends.
Todo o mês de dezembro, a Google divulga as palavras mais buscadas por país. A pesquisa mostra que o Brasil se tornou o país da política, do BBB e do futebol. Os termos mais digitados no ranking brasileiro geral foram: eleições, Copa do Mundo, BBB, Brasileirão e Lula. O Carnaval, coitado, não aparece nem no recorte diversão. Mesmo que o senso comum indique que as pessoas não consomem notícias e assistem cada vez menos televisão, os assuntos jornalísticos e personalidades da televisão ainda nortearam a curiosidade das buscas.
Neste ano, as categorias destacadas foram organizadas pelas perguntas feitas aos buscadores “o que é..” “como dançar…”, “Como fazer…”. “…ou….”. O algoritmo agrupou pelo jeito que as pessoas digitam a busca. Nem sempre foi assim. Há dez anos as palavras eram categorizadas por formato: vídeo, imagem, filmes, programa de TV. Na categoria vídeo, em 2012, a sensação de busca era Gangnam Style, música do artista pop coreano Psy, que também ficou em segundo lugar nas buscas no ranking geral.
Em 2022, não existe categoria vídeo, mas uma categoria de destaque é a “Letra de música”, os brasileiros quiseram aprender a cantar “Acorda Pedrinho”, canção da banda Jovem Dionísio que viralizou no Tik Tok e no Instagram. A Pedrinho também se destacou nas buscas de “como dançar…” ao lado de Toma, Toma, Vapo, Vapo, Envolver e Malvadão. Falando em dancinha, e o Brasil na Copa, hein? Muitas buscas para pouco resultado. Na categoria esportistas, apenas Richarlison representa a Seleção de futebol entre os 10 nomes mais procurados no Google.
No mundo todo, buscas globais, a palavra mais digitada no campo no Google foi Wordle. O game gratuito de caça-palavras é um passatempo divertido. No português, o jogo se chama Termo e virou uma grande sensação nas redes sociais porque o usuário pode compartilhar a brincadeira no Twitter ou entre amigos. Para jogá-lo, basta entrar no site e tentar adivinhar a palavra do dia. É um termo por dia e seis tentativas. O jogo vai avisando as letras certas e erradas. Não conhecia e adorei a tendência, o jogo tem potencial viciante, deve ser por isto que está em primeiro lugar: as pessoas buscam todos os dias já que a palavra a ser descoberta é renovada a cada 24 horas.
O ano em termos de busca é um ótimo exercício para conhecermos melhor os hábitos e comportamentos dos internautas: game online e gratuito quando tudo indica que as pessoas só acessam internet no mobile e jogos em aplicativos é um “ops, péra!” para quem já andava projetando o fim da web como a conhecemos. O interesse acachapante por BBB e pelas eleições também contraria as previsões apocalípticas do fim da televisão aberta e de desinteresse político. Já o gosto por ser o país da Copa, bem, este segue alimentando o imaginário popular. Como diz o slogan do buscador, as pesquisas são “para todos que enxergam não o que a palavra é, mas o que pode se tornar”. 2026 está logo ali.