Muitas vezes quando paramos para refletir e olhar como está a nossa vida, nos deparamos com mais perguntas que respostas:
– Porque não consigo evoluir mais?
– Onde eu quero ir?
– Será que estou no caminho, na trilha certa?
Vejo muitas vezes que as pessoas não estão indo além, não estão construindo algo de valor para si e isto nos mais variados ambientes: empresarial, familiar, escolar…
Quanto pergunto as pessoas, os motivos pelos quais não estão evoluindo, a grande maioria das respostas tem sido:
– Por não saber para onde ir – me sinto perdido(a) – qual é a montanha que tenho que subir
– Por falta de definição de prioridades
– Por não conseguir definir o que é melhor para si
– Não sei qual é a minha meta ou metas
– Por não se conhecer – ter clareza sobre si mesmo
– Não ter objetivos claros e assim por diante.
Porém, o que mais chama a atenção nas respostas é que a maioria das pessoas não estão indo para um lugar claro e definido, pior, elas estão parando no meio do caminho e muitas vezes não seguem adiante. É como se você estivesse subindo uma montanha e ao olhar para cima e não ver o cume com clareza, parar e ficar ali ou pior, começar a descer. E ainda tem muitas que descem, sobem outra montanha e repetem a mesma coisa e assim, sucessivamente, até se frustrarem completamente e não mais subirem montanha alguma, passando a meros espectadores das conquistas alheias.
É como se ela olhasse para a montanha e só enxergasse a dificuldade e o quão distante está o topo de onde ela se encontra.
Olhar para os Ganhos e não para os Desafios
É como se o prêmio estivesse somente no final, ao chegar no cume.
E o mais importante em quase todos os casos perguntados: as pessoas não tem a real noção disto!!
Sabe o que acaba acontecendo na maior parte dos casos?
Ela se frustra por não ver os ganhos e desiste, ou no pé da montanha, ou no meio e em muitas vezes… bem pertinho do cume, faltando pouco para chegar!
E tem uma última questão, que são os que chegam ao cume porém não se sentem realizados: Sabe porque ela não se realiza? Porque ela alcançou o topo e não considerou seus valores?
Isto mesmo, seus valores pessoais!
Conquistou o tão sonhado cargo na empresa que trabalha, mas custou seu casamento. Enriqueceu financeiramente mas, por trabalhar de forma equivocada e não sistêmica, perdeu sua família no meio do caminho. E ao se perguntar sobre qual o seu valor mais importante ela menciona… a família. Veja o tamanho da incongruência, ou seja: Escalou a montanha errada!!
“As montanhas da vida não existem apenas para que você chegue no topo, mas para que você aprenda o valor da escalada” Autor Desconhecido
Vídeo: Amanda Criscuoli e Família escalando na Pedrão do Leão – Caçapava do Sul/RS – Acervo Pessoal
Eu, particularmente, já escalei várias montanhas erradas antes de alinhar meus valores pessoais com minhas metas, com meus objetivos, e por isto quero deixar aqui uma reflexão importante para você…
Para evitar de escalar as montanhas erradas na sua empresa, no seu emprego, na sua vida, tenha cuidado e atenção com estes pontos abaixo:
- Defina suas Prioridade: muitas pessoas que se dizem “perdidas” é porque não possuem metas e objetivos É como vivessem para executar tarefas, sem absolutamente nenhum planejamento ou direção.
- Quais são seus Valores: para entender melhor isto, isto responda rapidamente quais são as 5 coisas que mais fazem sentido na sua vida. O que te move neste momento? O que, de fato, realmente importa para você: Família, Trabalho, Respeito, Dinheiro, Credibilidade, Status, Conhecimento, Independência Financeira, Estabilidade Emocional, Amigos… Assim mesmo, de um jeito simples, pegue uma folha de papel e escreva estes valores.
- Escolha a Montanha Certa: não inicie a escalada até que você tenha certeza que aquela montanha (Novo cargo, novo negócio, nova cidade…) esteja totalmente alinhada com seus valores. Para isto tenha certeza que o que fará, terá significado em toda a sua vida.
Para você entender melhor, veja este exemplo de um amigo, que foi morar no exterior. Seu sonho era viver fora, conhecer países, etc. Construiu uma carreira incrível, cresceu financeiramente, viajou para vários lugares…. Porém, durante este processo, infelizmente seu pai faleceu e ao encontrá-lo neste dia tão triste, este homem estava absolutamente destruído emocionalmente. Muito além da tristeza profunda deste momento. Fui consolá-lo e ele comentou chorando demais, que tinha sim, vivido coisas incríveis mas que nada estava fazendo sentido mais para ele, porque não pode ter seu pai, sua família por perto, durante cada uma das suas conquistas, todas elas foram conquistas sozinhas, somente dele e neste dia, ele tinha se dado conta que o maior valor da vida dele era a família.
Se ele tivesse feito, tudo o que fez, realizado tudo o que realizou e incluído a sua família, seja em algumas viagens, seja ao retornar, seja nos momentos mais incríveis, teria sido tudo diferente. Resumindo: escalar a montanha, tendo o maior valor a família, como exemplo, chegar no cume depois de uma escalada muito desafiadora e olhar ao redor e a sua família não estiver ali contigo… subiu a montanha errada!
“Nós humanos damos respostas demais. A cada dia temos respostas diferentes. As montanhas têm uma resposta para cada um.” Reinhold Messner
Este é o significado da mensagem que quero deixar aqui, a de escalarmos a montanha errada! Muitas vezes leva quase uma vida inteira para nos darmos conta que não estamos na montanha certa.
Agora pegue seus valores, olhe para suas montanhas e veja se estão alinhados. O verdadeiro sucesso é chegar lá em cima com tudo alinhado!