Confere os vídeos da Piedra Parada & Cañadon de La Buitrera, Gualjaina, Província de Chubut, na Argentina, para você entender melhor o que vou falar (Acervo Pessoal) Vídeo 1 – Vídeo 2
Muitas pessoas assistem vídeos como estes acima e logo pensam: que VIDA MARAVILHOSA, que COISA LINDA, que RIO FANTÁSTICO, como gostaria de estar num lugar destes, como seria viver uma vida assim em família!!
NOSSA QUE AVENTURA INCRÍVEL!!
Como seria passar um tempo num lugar destes?
E eu sempre digo para todos que fazem esta pergunta que os sentimentos, os pensamentos são:
– De um profundo sentido de existência
– De união familiar
– De pertencimento
– De se desafiar e conseguir
– De redefinir seus limites e sua capacidade
– De eliminar muitos impedimentos
– De transmitir valores inimagináveis para toda a sua família
– De recompensa do que você vem fazendo no seu trabalho, na sua vida…
RESUMINDO: DE NOS SENTIRMOS EXTREMAMENTE REALIZADOS!!
Mas você realmente embarcaria nesta viagem com a gente?
E se eu te disser que a nossa família rodou mais de 3.000 Km de carro, puxando um mini-trailer-reboque atrás, que passamos 3 dias inteiros na estrada (só de ida, fora a volta), que neste lugar não havia luz elétrica, não tinha sinal de celular, que o povoado mais próximo ficava a 40km de estrada de chão – puro cascalho na verdade – que estávamos todos tomando o banho do dia e que durante o dia passávamos escalando junto com caminhadas de 2 a 3 Km…
O que você diria agora?
Bom, eu sei as respostas, na verdade elas foram mais perguntas que respostas, colhidas de muitas pessoas que comentei antes e depois destas viagens:
– Como assim, vocês vão levar a filha de vocês para um lugar que não pega celular? Não tem médico? E se ocorrer alguma coisa?
– Tá falando sério que a cidade mais próxima fica a 100Km deste lugar? (Um povoado fica a 40km, mas cidade mesmo somente a 100Km!)
– Como vocês vão cozinhar?
– Como vocês vão tomar banho?
– Sem banheiro para as necessidades?
E também teve a parte do “E SE”:
– E se acontecer alguma coisa?
– E se vocês se machucarem?
– E se for picado por algum animal?
– E se o carro estragar?
– E se forem assaltados na estrada?
E por fim as respostas que recebi:
– “Nem a pau eu iria!”
– “Bem Capaz” – Expressão típica aqui no Rio Grande do Sul que quer dizer a mesma coisa da anterior, porém com mais ênfase.
– Sair do meu conforto do meu sofá aqui, para passar trabalho… ah, mas não vou mesmo. E com a minha família ainda…Sem chances.
E ficam sentados em seus sofás, assistindo em seus celulares imagens que realmente são de tirar o fôlego, porém sempre de OUTRAS PESSOAS.
A frase mais impactante e sincera, porém TRISTE, que ouvi até hoje, sobre esta viagem, foi:
– Podem ir, gravem tudo e depois publiquem nas redes sociais, YouTube e se der, no Canal Off para gente assistir comendo pipoca!!!
CARACA, MEU AMIGO!! TUDO ISTO É MUITO FORTE DE OUVIR!!
É FORTE e TRISTE ao mesmo tempo, mas é o que acontece se eu convidar (E de fato já fiz isto ao menos umas 10x) conhecidos, amigos, familiares, etc, para ir ao encontro de lugares como estes.
Na verdade não são SOMENTE LUGARES, como você deve ter lido nos primeiros parágrafos, são SENTIMENTOS, VIVÊNCIAS…!!
Então, o que faz as pessoas abrirem mão de algo tão SIGNIFICATIVO que são as EXPERIÊNCIAS DE VIDA??
Todos nossos HÁBITOS NOCIVOS (comida, bebida, vícios…) todos NOSSOS COMPORTAMENTOS NEGATIVOS, NOSSAS ESCOLHAS e RESULTADOS RUINS necessitam de uma ESTRUTURA COMPORTAMENTAL para continuar existindo em nossas vidas.
Recebo um milhão de CONTOS, de “HISTORINHAS”, de “DESCULPAS” a cada convite que realizo para embarcar juntos em nossas aventuras.
Seguimos viajando, ou sozinhos ou com nossos parceiros fiéis de aventuras. Pessoas que estão em outras ZONAS que não as do CONFORTO e do MEDO.
Observe atentamente o gráfico que apresentou aqui. Todos estes exemplos anteriores, são de pessoas que estão entre a ZONA DE CONFORTO e a ZONA DO MEDO, não conseguem avançar para as ZONAS DE APRENDIZAGEM e DE ALTA PERFORMANCE.
E muitas vezes vivem uma VIDA INTEIRA nestas ZONAS INICIAIS e formam famílias que REPLICAM OS MESMOS COMPORTAMENTOS!
“O ser humano possui prerrogativas e potencialidades naturais que inexoravelmente tendem a levá-lo ao sucesso. A natureza humana tende à plenitude e à abundância”. Paulo Vieira
Estes CONTOS, estas HISTORINHAS são na verdade PADRÕES LINGUÍSTICOS em forma de COMUNICAÇÃO VERBAL ou PENSAMENTOS que repetimos a todo o momento para nós mesmos e para as outras pessoas, para JUSTIFICAR NOSSAS FRAQUEZAS, NOSSO INSUCESSO, NOSSOS FRACASSOS, NOSSOS DEFEITOS.
É, na verdade, a maneira que muitos de nós utilizamos para NÃO NOS RESPONSABILIZARMOS pelos RESULTADOS que estamos colhendo em nossas vidas.
Ou você já viu alguém se separar/divorciar e assumir a responsabilidade pelo encerramento do casamento?
Ser demitido e assumir que não foi um bom profissional?
Ser obeso e admitir que come demais e muito mal?
Seus filhos não te abraçarem, não serem próximos e assumir que não tem sido um bom pai, uma boa mãe?
Se você quiser acabar com seus HÁBITOS RUINS, COMPORTAMENTOS INADEQUADOS, MUDAR SEUS RESULTADOS e CONQUISTAR NOVOS OBJETIVOS, você precisa IDENTIFICAR que áreas da sua vida estão RUINS e ADMITIR que, se estão ruins é porque VOCÊ está escrevendo CONTOS nesta área!!
“Todo FRACASSO, todo HÁBITO, todo COMPORTAMENTO NOCIVO na vida de uma pessoa, só se PERPETUA se tiver um CONTO, uma HISTORINHA que os JUSTIFIQUE”
Antes de encerrar porém deixo aqui um vídeo completo (clique na imagem para assistir) de uma escalada muito TOP neste lugar incrível na Argentina: