O primeiro South Summit fora da Espanha é um marco de integração e a certeza que a inovação cria uma proximidade única, o fim das fronteiras como nos ensinaram na escola. A rede que se estabeleceu para trazer a Porto Alegre o maior evento mundial de inovação e empreendedorismo é o resultado prático da importância da quádrupla hélice, que fez do Cais Mauá o epicentro de ideias, conexões e negócios.
A integração da academia, sociedade civil, empresariado e poder público mostrou para os mais de 50 países que estiveram em Porto Alegre nosso DNA inovador. A experiência destes três dias à beira do Guaíba é uma lição de que a cidade unida – e com um objetivo comum – é muito mais forte do que ela própria imagina. É maior que nossa capacidade de grenalizar tudo. Deixemos nossas paixões azul, vermelha ou ideológicas de lado para mostrarmos nossa capacidade de se conectar com o que há de melhor. Nossos esforços têm que se unir para colocarmos de vez nossa cidade no caminho – sem volta – da inovação.
Somente quem viveu e experienciou estes três dias consegue compreender como é possível mudar uma história pela força do ecossistema. Foi assim em 2014, em Madrid e, agora, em 2022, em Porto Alegre. Estamos em um processo de retomada econômica. Além de políticas públicas de atração de investimentos e desenvolvimento de negócios disruptivos, temos uma rede de universidades qualificadas e com uma produção científica que nos referenda. Agora, é a hora de voarmos!
A realização do South Summit Brasil nos coloca em um patamar do qual o ecossistema porto-alegrense e gaúcho não pode mais recuar e, ao mesmo tempo, também demonstra que o evento pode acontecer fora da Espanha com a mesma primazia. Com certeza, um novo mindset para todos.
Outro ponto essencial de nossa qualificação é a presença de nomes gaúchos no rol de 500 speakers nacionais e internacionais. Vimos as pessoas que fazem acontecer no nosso dia a dia falando para todos os lugares como se pode maturar e realizar, com o sotaque gaúcho, mas principalmente com a competência que nos identifica e dimensiona neste novo mundo colaborativo.
Começar a pensar na edição de 2023 é tarefa de todos nós, não só dos realizadores, mas de cada um que sabe que o processo de inclusão deve acontecer. Temos de ter mais jovens de escolas públicas e professores sabendo não só o que pode acontecer ali, mas descobrindo no empreendedorismo e na inovação condições melhores de vida para todos.
Precisamos compreender que o desafio é combustível para uma nova era. A atmosfera que vimos ser possível nesta emblemática primeira edição precisa ser constante na cidade. É urgente consolidar para a próxima década uma marca, que está no projeto de place branding há pouco escolhida pelos porto-alegrenses. É preciso apostar e acreditar na nossa de capacidade de incluir e regenerar os espaços, deixando um legado vivo do que queremos hoje para uma sociedade melhor de se viver. Avante Porto Alegre!
Serviço:
Quando: 29 a 31 de março de 2023
Onde: Cais Mauá, Porto Alegre/RS
*Ricardo Gomes é publicitário, com MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing. Atua no Pacto Alegre desde 2019, na área de comunicação. A partir de 2022, com a nova estrutura passou a função de Head de Comunicação.