Luís Suárez, que completará 36 anos em janeiro, deverá se transformar na maior contratação da história do Grêmio. Isso não significa que ele será o melhor jogador dos quase 120 anos do tricolor. Mas não houve ainda um jogador com um currículo tão expressivo quanto o de Suárez.
Renato Portaluppi é o maior jogador dos 119 anos de Grêmio. Tecnicamente, Ronaldinho Gaúcho foi o melhor de todos. Dos contratados, outros dois uruguaios merecem destaque, ambos zagueiros e oriundos do Nacional. Primeiro foi Ancheta, em 1971, eleito o melhor zagueiro da Copa do Mundo de 1970 e já um campeão da Libertadores. Esteve por oito temporadas no Grêmio, e ganhou apenas dois campeonatos gaúchos (1977 e 79) porque o Grêmio não tinha grandes equipes. Em 1981, o Grêmio buscou Hugo de Léon, também campeão continental em 1980 com o Nacional, e que foi capitão daquele time de Valdir Espinosa campeão da Libertadores e também intercontinental sobre o Hamburgo.
A contratação do ex-colorado Batista, em 1982, teve impacto gigante. O jogador não acertou sua renovação de contrato e seu passe foi parar na Federação Gaúcha de Futebol. Em seu primeiro dia de gestão como presidente gremista Fábio Koff depositou o valor correspondente ao passe e o Grêmio tirou do Beira-Rio um dos maiores jogadores daquele Inter três vezes campeão brasileiro. Foi uma bomba!
Devemos incluir nesta lista de grandes contratações Emerson Leão, goleiro de três Copas, que chegou para ganhar o primeiro título do Brasileirão com o Grêmio. Paulo César Caju, uma espécie de 12º jogador daquele Brasil tricampeão no México, contratado por três meses exclusivamente para encarar o Hamburgo. E ainda Tita, multicampeão pelo Flamengo, campeão da América em 1983; e Manga, histórico goleiro do Inter, que desembarcou no Olímpico para vencer o Gauchão de 79.
Mas nenhum destes tem a biografia de Suárez. Quatro Copas do Mundo (2010/14/18 e 22) com o Uruguai, com quem chegou ao título da Copa América de 2011. Formado no Nacional, ganhou notoriedade no Ajax, Liverpool, Barcelona e Atlético de Madrid. Soma 14 títulos nacionais conquistados, mais uma champions league e um mundial com o Barcelona em 2015, e atuações impressionantes na Europa. Luisito Suárez é a maior contratação da história do Grêmio!