Quando a gente pensa que o mundo inteiro está voltado para o digital e que nada pode voltar a ser como antes, eis que surge uma nova moda. O que aconteceu na semana passada lá na terra do Almodôvar – claro – e que já começa a se espalhar por outros países, traz novamente para a vida real o flerte “olho no olho”, ou melhor dizendo, “abacaxi com abacaxi”. Se não quer ser pego de surpresa em uma rotineira compra semanal, preste atenção nos sinais. Depois não vai dizer que foi sem querer!
Tudo começou quando a atriz espanhola Vivy Lin compartilhou um vídeo no TikTok dizendo que algumas pessoas vão ao supermercado para “ligar“, que significa flertar em espanhol. Ela estava com uma amiga em uma das lojas da rede espanhola Mercadona e essa brincadeira rapidamente se tornou viral. Elas falavam sobre como uma ida às compras poderia ser a oportunidade de encontrar um “date“.
O código é o seguinte: coloque no carrinho um abacaxi com a coroa para baixo e vá para o corredor dos vinhos com aquela “cara de paisagem “. Se, de repente, um outro alguém bater com o carrinho no seu, “pimba!”. Isso me lembra a velha brincadeira infantil “pera, uva, maça” misturada com uma ida ao parque de diversões para andar de carrinho “bate-bate”. Entendedores entenderão.
Desde o dia em que esse vídeo caiu na rede, no finalzinho de agosto, fazer compras no Mercadona, entre as 19h e às 20h, nunca mais foi a mesma coisa. A quantidade de conteúdos sobre o tema não para de crescer, assim como o surgimento de novos códigos. Por exemplo, se além do abacaxi, houver chocolates ou doces no carrinho, é sinal de que a pessoa quer algo mais casual, uma aventura. Por outro lado, se junto à fruta tiver legumes, é sinal de que o que se quer é um relacionamento sério.
Fico eu aqui pensando em um relacionamento sério iniciado desta maneira. “Mamãe, como você e o papai se conheceram?” “Ah, filha, eu estava fazendo compras e tinha no carrinho um abacaxi, uma berinjela e um molho de salsinha. Papai chegou com um pepino e uns tomates. Nossos carrinhos também tinham chocolates da mesma marca e nos esbarramos enquanto escolhíamos o vinho. Nove meses depois, você nasceu.”
Brincadeiras à parte, o fato é que o assunto saltou das redes sociais abrindo caminho à publicidade. Não demorou para que outros supermercados pagassem carona no “trending topic” na rede X – antigo Twitter. Ops, assunto polêmico nos tempos que correm. Esse sim um abacaxizão que deve ser descascado rapidamente.
Voltemos ao abacaxi do romance.
Com o repentino sucesso da mensagem – alegadamente não planejada -, redes de supermercado concorrentes imediatamente responderam com slogans que faziam referência ao assunto. “Podes ter encontros onde quiseres, mas casar é aqui”, dizia um deles. “E a lua de mel é aqui”, surgiu em outra publicação.
Todo esse burburinho disparou a venda de abacaxi e os produtores comemoraram. Houve também muita confusão e a intervenção da polícia chegou a ser necessária, tamanha a movimentação em algumas lojas. Teve gente que foi por curiosidade e também para fazer parte deste “experimento social”, como alguns classificaram. E se você acha que o abacaxi entrou nesta história aleatoriamente, ledo engano. A fruta carrega uma imagem oculta associada à prática do swing e foi escolhida a dedo.
A verdade é que, seja como for, agora temos que ir às compras com uma lista de compras e outra de códigos para evitar mal entendidos.
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