Domingo, 06 de outubro, foi o dia do voto na urna por uma Porto Alegre melhor, que respeite e cuide das condições de vida da sua gente, o que significa trabalhar com transparência pela educação, saúde, segurança, cultura e preservação do meio ambiente.
Mas quero mesmo é falar do entardecer de sábado, 05 de outubro, que foi de emoção e alegria na Livraria Isasul. Festejamos os livros, os escritores, a música e os encontros em um espaço que preserva e estimula a leitura e a boa conversa. E reabre para lançamentos e sessões de autógrafos, entre outros momentos ligados aos livros que descortinam universos inusitados na vida de todos nós. Saí do ESQUENTA com a energia renovada. Cheia de orgulho por ter participado da criação do evento ao lado de Isatir Bottin Filho, Simone Bottin Pereira, Kixi Dalzotto, Luana Alves e dos escritores Amaro Abreu e Pablo Aguiar. Que venham outras iniciativas assim! Merecemos. A cidade merece.
Há mais de 40 anos no mercado livreiro gaúcho, a Livraria Isasul conta com um acervo diverso. Reúne os mais variados estilos em suas estantes, do adulto ao infantil, passando por clássicos da literatura brasileira e mundial e quadrinhos, com um detalhe: publicações de autores gaúchos estão em destaque na entrada da livraria. Localizada na Rua Riachuelo, 1236, Centro Histórico de Porto Alegre, a Isasul foi criada em 1987 por Isatir e Marlene Bottin, pais dos administradores atuais. É uma tradição da família o atendimento em um ambiente que instiga a curiosidade, a leitura e uma boa conversa.
Com o objetivo de comemorar a abertura do espaço para eventos como lançamentos, sessões de autógrafos e bate-papos sobre livros e o mercado livreiro, entre outras ações, os proprietários Isatir Bottin Filho e Simone Bottin Pereira promoveram o ESQUENTA no dia 05 de outubro. A proposta foi confraternizar com editores, livreiros, escritores, clientes e público em geral o novo desafio e saudar a 70ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, que acontece de 01 a 20 de novembro na Praça da Alfândega.
Amaro Abreu e Pablito Aguiar dividiram histórias com o público e autografaram seus livros
O ESQUENTA contou com a participação do artista visual porto-alegrense Amaro Abreu, que lançou neste ano o livro “O Islã e a Maçã” (Pubblicato Editora), produção que acompanhei de perto, e do quadrinista e designer natural de Alvorada, Pablo Aguiar, o Pablito, que apresentou o livro “Conversas com Porto Alegre”, quadrinhos recheados de bons papos: “As entrevistas que ele faz são já um soco na cara da pressa, porque ele para ouvir, sentir os entrevistados”, escreve Luís Augusto Fischer na contracapa da publicação. E tivemos também música ao vivo, com Felipe Feel e Bisaluz, que gostei muito.
Amaro e Pablito são cidadãos da nossa aldeia que ganharam o mundo. Já moraram fora do Brasil, já foram premiados e, no entardecer do dia 05, antes dos autógrafos, dividiram com o público da livraria histórias instigantes de vivências, andanças, desafios, curiosidades, inquietudes e criações.
Por mais momentos assim em Porto Alegre!
Foto da Capa: Pablito Aguiar e Lelei Teixeira - por Luís Abreu / Divulgação
Todos os textos de Lelei Teixeira estão AQUI.