Casa Vazia, dirigido pelo Giovani Borba, é um filme que contrasta com os dilemas das produções brasileiras. Não busca se inserir em nenhum apelo prévio de mercado. Não quer agradar. Talvez queira mesmo é desagradar quem busca uma historinha cheia de clichês narrativos.
Não se pauta pelos manuais de roteiro que prevêem um clímax, uma virada. Não arma o caminho para nos levar às lágrimas ou para nos fazer rir. Não tenta ser gaúcho, embora se passe na fronteira, tenha gado, trabalhadores ou desempregados do campo.
Até aqui, o filme visto pelas suas recusas. Agora, vamos às suas afirmações. É um filme centrado nas contradições humanas confrontadas com as possibilidades e, sobretudo, com as impossibilidades que o jogo histórico e social impõe a cada um.
Para o destino dos personagens não há saídas heróicas ou mesmo anti-heróicas. Mesmo os rasgos de solidariedade que se esboçam em alguns momentos desembocam em outra série de limitações que jogam o personagem principal, Raúl, para um beco sem saída.
As cenas trazem um real com enquadramentos que nos mostram verdadeiras pinturas. Se é uma cena noturna, mergulhamos sem falseamento no escuro. De repente, uma chama acendendo um cigarro lança uma coloração de fogo e vemos a beleza do choque com o preto da noite.
Retratos em movimento quase parado de câmera revelam rostos e temos tempo de perceber a vida desde a pele até as inquietações que nos transmitem cada expressão.
Esse tempo lento permite a cada ator construir artesanalmente seu personagem. Araci Esteves nos desacomoda fazendo uma mãe que não acolhe seu filho. Nelson Diniz nos desperta repulsa com sua encarnação do malvado homem de bem. Hugo Noguera, o Raúl, nos joga para dentro das nossas perdas com sua verdade, sua face parada, suas mínimas palavras.
E Roberto Oliveira mais uma vez traz a força da sua interpretação com o tempo certo de falar e de ficar em silêncio, seu timbre, seus gestos, tudo exato. É um ator que está no auge da sua arte.
Saímos do cinema e comentei que esse é um filme que poderia tranqüilamente passar no Mubi, o aplicativo português de streaming que traz ótimos filmes de arte do mundo todo. Chegamos em casa e fomos pesquisar na internet: Casa Vazia já está no Mubi.