Nasci em uma linda e pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul, chamada Iraí. Naquela época, Iraí tinha aproximadamente 2.000 habitantes na cidade e uns 5.000 no município todo.
Minha infância e adolescência foi dentro dos loucos e criativos anos 70 e 80.
Claro, existiram muitas coisas incríveis nestes anos e volta e meia vejo pessoas, com grande entusiasmo, publicando conteúdos desta época realmente diferenciada.
E você pode estar certo que, descontando a re-embalagem que habitualmente fazemos de nosso passado, quase sempre supervalorizando ou melhorando – a maior parte deles, é a mais pura verdade.
Porém, o que a grande maioria não conta é a MANEIRA como muitos de nós fomos criados: uma ÉPOCA DURA, de baixíssima INTELIGÊNCIA EMOCIONAL por parte dos nossos pais.
Na verdade, ninguém sabia que INTELIGÊNCIA EMOCIONAL existia, e se fosse colocado nos termos de hoje, seria certamente tachado de vários nomes pejorativos, bullying, etc
Tirando a falta de conhecimento, a desinformação…, o que realmente importa é que as atitudes de criação eram, na maioria dos lares, desprovida de qualquer COMUNICAÇÃO MINIMAMENTE VALIDADORA.
Olhe para a minha foto, quando criança, e você vai ter uma ideia de como tudo acontecia. Imagina você, um pai ou mãe, nos dias de hoje, publicando uma foto destas em seu feed social, o estrago que aconteceria? Pensa na quantidade de comentário de tudo quanto é tipo que receberia? E a associação com o momento político-eleitoral, será que aconteceria?
Pare para pensar como a COMUNICAÇÃO é EXTREMAMENTE IMPORTANTE!!
Pergunto às pessoas que viveram naquela época, se tiveram algum IMPACTO EMOCIONAL NEGATIVO em suas vidas. Na grande maioria a resposta SINCERA é SIM!
As que respondem que não tiveram nada, quando olho nos olhos e faço algumas perguntas mais profundas do tipo:
– Você acredita que possui alguma CRENÇA que esteja te limitando atualmente? Consegue visualizar onde ela nasceu?
– O que aconteceu NO SEU PASSADO que está te impedindo de prosperar nos dias de hoje?
– Você consegue pensar em uma época quando se sentiu completamente (CONFUSA, OPRIMIDA, INCAPAZ…)
E aí a VERDADE aparece e invariavelmente REMETE AO PASSADO DE SUA CRIAÇÃO.
“MUITO IMPORTANTE: Não importa o que tenha acontecido em sua criação, NUNCA será culpa dos seus pais! Eles também são VÍTIMAS como nós!”
Sim, VÍTIMAS da educação que receberam, VÍTIMAS da desinformação, VÍTIMAS da cultura existente, VÍTIMAS de todos os preconceitos e malefícios emocionais que existiam nestes anos passados, onde eles também foram criados…
Embora muitos destes malefícios seguem nos rondando nos dias de hoje!
Se hoje você sente que temos tanto para EVOLUIR, imagina no passado dos seus pais, e mais um pouco, dos seus avós e dos bisavós e…
Feche os olhos um momento e tenta imaginar a criação deles, como viviam, se relacionavam e num instante a “nuvem preta” da CULPA já se dissipa e se transforma em PERDÃO!
CONSCIÊNCIA
Particularmente, acredito que hoje estamos vivendo uma época sem precedentes, com MUDANÇAS, ACESSO A INFORMAÇÃO, POSSIBILIDADES que NUNCA IMAGINARÍAMOS. Sei que você que está me acompanhando aqui pode achar que eu estou delirando… Estamos passando por uma pandemia, guerras… e eu pensando isto?? Mas é POR TUDO ISTO que estamos passando, que vejo um mundo em TRANSFORMAÇÃO para MELHOR!
Você é mais nova, mais novo e não viveu os loucos e incríveis anos 70, 80? Viveu no colorido anos 90, na virada dos dígitos (anos 2000) e seu final de mundo improvável? E está com a mesma sensação que descrevi acima?
Pois é! Na verdade não importa quando você nasceu, é tudo muito parecido, né?
Na maioria das vezes seguimos a repetição dos padrões de nossos antepassados, por uma razão simples: NÃO TEMOS CONSCIÊNCIA SOBRE O QUE ESTAMOS FAZENDO!
CONSCIÊNCIA: É uma das principais características que nos distingue como humanos. É a percepção, o entendimento que nos permite compreender os aspectos do nosso mundo interior e exterior, aquilo que nos cerca.
Como podemos mudar isto? Como contribuir para que este estado de consciência se altere?
Comece por você, depois pela sua família e assim, em um passo a cada vez, você vai espalhando mais consciência para o mundo!
A cada dia, busque se conectar mais consigo mesmo!!
VALIDAÇÃO
Você sabe o que significa VALIDAÇÃO?
É reconhecer que os sentimentos e as atitudes de uma pessoa merecem ser ELOGIADOS, RESPEITADOS e VALORIZADOS!
É identificar algo de VALOR em alguém, por mais simples que seja.
A VALIDAÇÃO agrega valor, traz à tona o que de melhor a pessoa possui e ELEVA o desempenho em qualquer área da vida!!
Portanto amigo, amiga, vou deixar duas dicas para você sobre VALIDAÇÃO:
- VALIDE SEMPRE: ELOGIE as pessoas pelos seus ATOS, pelo seu ESFORÇO, pela sua DEDICAÇÃO, pela sua EXISTÊNCIA! Não tenha uma vida escassa de elogios. Não destrua a autoestima do seu filho por FALTA DE ELOGIO.
- VALIDAR NUNCA FARÁ MAL A NINGUÉM: VOCÊ ACREDITA QUE ELOGIAR DEMAIS ESTRAGA? Coloque CONSCIÊNCIA nesta sua visão antiga. Ela não é sua, é do seus antepassados que acreditavam que era na BRUTALIDADE que se criavam pessoas FORTES. Na verdade, criaram uma quantidade enormes de seres EMOCIONALMENTE FRAGILIZADOS que não conseguem prosperar em suas vidas por não saberem o seu REAL VALOR neste mundo!
ELOGIAR nunca vai fazer mal a ninguém. FALTA DE LIMITES é que vai.
Pense muito seriamente no que acontecerá com quem você AMA, se você ELOGIAR DE MENOS! Eu sei o que aconteceu na minha vida por falta de elogios e o que tive que reprogramar para me tornar uma pessoa melhor. Não queira isto para ninguém que você ama.
Sua filha chegou da escola… Ouça o que ela tem para dizer e VALIDE!
Sua esposa acabou de chegar do trabalho? Diga o quanto ela é INCRÍVEL e REPRESENTA em sua TRAJETÓRIA!
Seu chefe, seus colaboradores estão dando duro para atingir suas metas!! VALIDE!!
E assim, o mundo vai começar a MUDAR e pessoas RESTAURADAS EMOCIONALMENTE vão começar a DESEMPENHAR o PROPÓSITO de suas vidas em outro NÍVEL.
——-
Deixo aqui um vídeo de quando a minha filha Amanda Criscuoli Tavares encadenou (realizou a escalada sem quedas) da primeira via de graduação 7a dela. Ainda um feito na escalada feminina brasileira (6 anos depois). A mais jovem (9 anos) a encadenar uma via desta graduação. Ao final do vídeo, assista as INÚMERAS VALIDAÇÕES que ela recebeu e reflita sobre o quanto aquilo deve ter impactado a autoestima e o futuro dela.