O Podcast cresce na preferência dos brasileiros e os 60+ já elegeram os preferidos que são tão diversos quanto a sua audiência. O formato se transforma em um poderoso canal de relacionamento de marca e propaganda. O TOP15 60+ apresenta os podcasts mais escutados pelos 60+ no 2º Semestre de 2022.
Uma iniciativa da SeniorLab e da Deezer, que já entra no quarto ano identificando os artistas, faixas e estilos músicas mais escutados pelos 60+ no Brasil, Portugal e Mundo agora mergulhou nos hábitos do streaming de áudio quando eles não estão escutando música. Como cocriador do ranking, diretor da SeniorLab e professor convidado do Marketing 60+ na FGV, entendo que a profissionalização e qualidade na produção deste formato de mídia explica o fato de não existir um estilo preferido de podcast. Eles são tão diversos quando a competência dos produtores.
Os 60+ são muito diversos em seus estilo e gostos. Mesmo avaliando indivíduos, a palavra que resumo os novos 60+ é “ecléticos”. Para esta nova geração de maduros, a vida não é uma linha reta, e sim uma infinidade de caminhos que variam conforme o turno, o dia da semana e o estado de espírito. Até pouco tempo atrás o consumo de conteúdo se dava através das mídias tradicionais. Agora, o mundo e a incrível variedade de criadores de conteúdo estão ao alcance de um toque numa tela de smartphone ou até aos assistentes pessoais.
Para entender ainda melhor o que os 60+ fazem quando podem fazer e escutar quem bem quiserem, foi criado o TOP15 60+ Podcasts. Este mergulho permite entender as melhores formas de chegar a este público assim como os assuntos e comunicadores que geram mais interesse.
O formato podcast surgiu em 2004, unindo as ferramentas do rádio com os novos comportamentos de consumo da população. Adam Curry, ex-VJ na MTV, foi o responsável por criar o primeiro agregador de podcasts nos Estados Unidos. Aos que ainda não descobriram esta nova forma de acesso a conteúdo ou informação vale uma explicação: os podcasts são arquivos digitais em formato de áudio transmitidos através da internet. Suas reproduções são sob demanda, ou seja, quando o usuário quiser. Eles podem ser consumidos online ou offline e geralmente são dispostos em episódios. Um podcast pode abordar os mais diversos assuntos, e pode ser produzido em diversas linguagens, como a narrativa, reportagem, entrevista, debates, análises e muitas outras.
Alguns números que confirmam a força do podcast no Brasil
A pesquisa Kantar Ibope/CMI Globo mostra que entre março de 2021 a março de 2022, mais de 40% de brasileiros ouviram podcasts pelo menos uma vez. De acordo com dados da Statista, o brasileiro passa, em média, uma hora diária ouvindo algum podcast. Em junho de 2022, 66% dos brasileiros disseram ouvir podcasts para finalidades de informação, enquanto 49% escutam com objetivo de ter entretenimento, e 32%, para educação.
Um estudo global da Edison Research mostra que de modo geral 81% dos ouvintes confiam em recomendações dos apresentadores e 71% acreditam mais nos anúncios veiculados em podcasts. No público 60+ este percentual é certamente menor. Por ser um consumidor extremamente racional nas suas decisões, a sugestão de um apresentador vai compor um processo de decisão que contará até com a opinião de amigos e familiares. No caso de sugestões de especialistas com notoriedade, esta jornada de decisão é bem mais curta. Ao que parece, há uma relação de proximidade entre os apresentadores e ouvintes que inspira mais confiança, até mesmo em relação a conteúdos publicitários, completa Henkel.
O Brasil teve o quinto crescimento mais acelerado de podcasts no mundo segundo o Statista e a pandemia foi um momento decisivo para o crescimento dos podcasts no Brasil onde a pesquisa Kantar Ibope/CMI Globo, identificou que 57% dos ouvintes de podcasts começaram a ter esse hábito.
Descrição de cada podcast conforme sua tela inicial na plataforma Deezer:
#1 _Não Inviabilize
O canal Não Inviabilize é um espaço de contos e crônicas, um laboratório de histórias reais. Aqui você ouve as suas histórias misturadas às minhas! Quadros do canal: Amor Nas Redes – histórias de amor, afeto, saudade; Picolé de Limão – histórias do cotidiano, ciladas, trapaças, muita história revoltante; Luz Acesa – histórias de terror, suspense e mistério; Ficção da Realidade – histórias ficcionais interativas; Mico Meu – histórias engraçadas; Alarme – histórias que servem de alerta, gatilhos emocionais.
#2 _A Mulher da Casa Abandonada
A Mulher da Casa Abandonada é um podcast narrativo da Folha que investiga a história de vida de uma figura misteriosa. Uma mulher que mora em uma mansão em pandarecos em Higienópolis, um dos bairros mais ricos de São Paulo, e se apresenta como Mari. Mas Mari não é quem diz ser. É o que descobre o repórter Chico Felitti, em uma apuração de seis meses que passa por uma praça de São Paulo, por um subúrbio de Washington e por uma empresa que faz foguetes e satélites para a Nasa. Por trás do nome inventado e de uma camada de pomada branca que passa na cara, Mari esconde a acusação de ter cometido nos Estados Unidos, vinte anos atrás, um crime hediondo. Essa pessoa escapou de um julgamento nos EUA e do FBI, e tem sua história contada pela primeira vez. – Este podcast é uma reportagem que se baseou em registros de um caso de notório interesse público, procurou ouvir todos os envolvidos e deu espaço às versões dos que se manifestaram. Esta série não é uma investigação policial nem um processo judicial. A Folha condena qualquer tipo de agressão e perseguição contra as pessoas retratadas aqui.
#3 _Depois Daquele Hit
Qual é o preço do sucesso repentino? Como é, do dia para a noite, ver um país inteiro cantando a sua música? Por que é tão difícil emplacar um segundo hit? E, afinal, como encarar os altos e baixos da carreira na indústria musical? São essas respostas – e detalhes inacreditáveis de bastidores – que desvendamos com esse podcast, que nasceu da curiosidade de saber o que aconteceu na vida de quem conseguiu criar sucessos inesquecíveis (e como foi sobreviver depois deles). Apresentado pelo jornalista Zeca Camargo, Depois Daquele Hit é um projeto documental sobre os “one-hit wonders” brasileiros, mas também sobre música, sucesso, fãs, gravadoras, shows, jabás, emoção, alucinação e loucura. Toda quarta-feira um novo episódio sobre uma canção que marcou os anos 1980, 1990 e 2000 – se você viveu e dançou por essas décadas, certamente saberá cantá-las. São 16 grandes sucessos em 16 episódios. Dá o play!
#4 _Política
A análise dos comentaristas políticos da Rádio CBN, além do humor da Rádio Sucupira.
#5 _O Assunto
Um grande assunto do momento discutido com profundidade. Natuza Nery vai conversar com jornalistas e analistas da TV Globo, do G1, da GloboNews e dos demais veículos do Grupo Globo para contextualizar, explicar e trazer um ângulo diferente dos assuntos mais relevantes do Brasil e do mundo, além de contar histórias e entrevistar especialistas e personagens diretamente envolvidos na notícia.
#6 _Céu da Semana
Céu da Semana é o podcast original da Deezer para os amantes do zodíaco. A cada episódio o podcast apresenta as previsões astrológicas para a semana. Céu da Semana é apresentado por Mariana Candeias, astróloga e taróloga, conhecida como Maga Astrológica. Escute e confira o que os astros reservam para você.
#7 _Medo e Delírio em Brasília
Medo e Delírio em Brasília, publicado de terças às sextas, é um diário ácido desse governo verde-oliva, essa bad trip escrota em que a gente se meteu. Não é fácil acompanhar tanta insanidade e a gente tenta ligar alguns pontos. O texto é de Pedro Daltro e a produção é de Cristiano Botafogo. Bora rir e passar raiva?
#8 _Vera Magalhães – Viva Voz
Análise e o contexto dos principais fatos do dia a dia.
#9 _Projeto Querino
Podcast do projeto Querino. A série mostra como a História explica o Brasil de hoje. Uma história que talvez você ainda não tenha ouvido, lido ou visto. Idealizado e apresentado pelo jornalista Tiago Rogerio, o podcast é uma produção da Rádio Novelo. O projeto Querino é apoiado pelo Instituto Ibirapitanga.
#10_Mução
Coletânea das pegadinhas do humorista e personagem Mução.
#11 _Modus Operandi
Podcast de true crime feito por Carol Moreira e Mabê (foto da capa), uma revisita sob aspectos da história e da crônica policial aos grandes e rumorosos crimes no Brasil e no mundo.
#12 _Flow Podcast
Flow Podcast acontece todo dia de segunda à sexta, normalmente às 20h, AO VIVO simultaneamente no Youtube, Twitch e Facebook!
#13 _Inteligência Ltda.
O comediante, quadrinista e aeromoça Rogério Vilela conversa com convidados mais inteligentes do que ele (como se fosse difícil!) sobre os mais diversos temas, dos mais profundos aos mais banais. Quase sempre com bom humor.
#14 _Autoconsciente Podcast
Este é um podcast que entende você, para você entender melhor sua mente e emoções. Para ter uma relação mais leve consigo mesmo, baixando o tom da autocobrança e da autocrítica que ecoam na cabeça. Para que possa encontrar, dentro de você, a paz que está tão difícil de encontrar no mundo. Autoconsciente é um bom lugar para se estar nestes nossos tempos conturbados. Seus episódios retratam situações que todos nós vivemos, com uma abordagem esclarecedora, acolhedora, que reenergiza. Mais do que um conteúdo, você encontra aqui uma experiência pacificadora. Por Regina Giannetti
#15 _Alexandre Garcia – Vozes – Gazeta do Povo
Comentários do jornalista Alexandre Garcia sobre política nacional na Gazeta do Povo.
Sobre os autores do TOP15 60+ PODCASTS:
A SeniorLab é a primeira consultoria de marketing e negócios do Brasil focada exclusivamente no público 60+. Foi fundada em 2014 em Porto Alegre, primeira capital do País a alcançar uma população com sessenta anos ou mais superior em habitantes ao de crianças e jovens de zero a dezenove anos, o que aconteceu em 2019. Hoje a SeniorLab tem sua sede em São Paulo e atua em todos os estados com parcerias de negócios em Portugal. A SeniorLab que criou o conceito Aging in Market que internaliza nas marcas, produtos e serviços, o olhar, a capacitação e as técnicas para entender, atender e vender ao público 60+.
A Deezer é um serviço de streaming de áudio lançado em 2007. Disponível para usuários de mais de 180 países, a plataforma possui atualmente mais de 90 milhões de músicas, mais de 100 milhões de playlists e mais de 4 milhões de programas de áudio, como podcasts, em seu acervo. É uma empresa de capital fechado, com sede em Paris, e escritórios em Londres, Berlim, Miami, São Paulo e em outros lugares do mundo. Criada em Paris, França, a Deezer possui 16 milhões de usuários ativos mensais, permitindo que os usuários ouçam conteúdo de música de gravadoras incluindo EMI, Sony, Universal Music Group e Warner Music Group. O Brasil é um dos principais mercados da Deezer no mundo.