Na semana passada publiquei o texto #QueroSerDonaGelcy (clique aqui para ler) em que contei a história da minha mãe que se encontrava hospitalizada. Ontem (3/4/2023) ela faleceu, e fizemos o funeral atendendo os seus desejos. Pediu para ser cremada e que, na hora da despedida, o filho Paulo cantasse “Tocando em Frente”, a sua música preferida. Como diz a canção: “Penso que cumprir a vida/seja simplesmente/compreender a marcha/e ir tocando em frente”, ela compreendeu a marcha da vida e soube tocar em frente.
Eu preparei um PowerPoint com cerca de 400 fotos que foi projetada, na tela da TV da sala onde estava sendo velada, uma sequência de fotos que mostraram a sua história, desde a mocidade, incluindo ocasiões especiais como o casamento e bodas de ouro, bem como cenas da sua convivência afetuosa com os três filhos, quatro com netos e com o bisneto. Foi um “retrato da sua existência”, ali estava ela nos momentos marcantes da sua vida, nos almoços de domingo com a família, nos cafés rodeada de amigos e em atividades do cotidiano.
Percebi que, ao entrar na sala, as pessoas cumprimentavam os familiares, se dirigiam até o caixão e logo dirigiam o olhar para a tela da TV. Era quase impossível dissociar aquele corpo vestido com a roupinha que ela gostava de usar combinando com o seu lenço Louis Vuitton, da vida pulsante nas fotos. Lá estava ela sorrindo e transmitindo a sua alegria de viver.
O funeral reuniu dezenas de pessoas e transcorreu de forma leve e descontraída. Alguém chegou a dizer que não parecia um funeral, pois não tinha choro e as conversas eram sobre os bons momentos que cada um teve com ela. Chamou a atenção o fato do funeral ser de uma senhora de 92 anos e a grande maioria dos presentes eram pessoas jovens e de meia idade, que era com quem ela gostava de conviver. Costumava dizer que não gostava de conversar com velho porque eles só falam de dores e de doenças.
A energia era tão boa que pessoas desafetas se cumprimentaram e relações rompidas foram reatadas. Foi uma oportunidade de reencontro de pessoas que há décadas não se viam. Um amigo disse que só estava faltando os quitutes da Dona Gelcy para aquele encontro se transformar numa festa.
Quando chegou o momento da despedida, um violino começou a tocar a música tema do filme Cinema Paradiso e aquele som tocou fundo no coração. Aquela descontração deu lugar a um silêncio, lenços começaram a ser distribuídos. O padre disse algumas palavras e me passou a palavra para falar em nome da família. Eu iniciei com o firme propósito de controlar a emoção, mas já na segunda frase a garganta trancou, as lágrimas começaram a escorrer e foi preciso uma pausa para poder continuar. Com a voz embargada, consegui agradecer à Dona Gelcy pelo privilégio que tivemos de conviver com ela. Contei um pouco dos seus gostos e da sua forma de viver a vida. Relatei que na véspera da sua morte, ela ainda deu a receita do pudim Assis Brasil para a vizinha de leito.
Outras cenas me emocionaram muito, como quando o violista tocou “Amazing Grace”, lembrei-me de uma cena do filme “The Journey” (clique aqui para ver) em que a Dona Gelcy aparece de mãos dadas com o filho que está num leito de hospital, ela vestindo a mesma roupa e lenço que estava vestindo no caixão. Nesta cena, dois atores entram no quarto para animar o paciente e cantam “Amazing Grace”. O ator desta cena estava presente no funeral, emocionado, ele se levantou e foi até o caixão e deu um beijo na testa da Dona Gelcy. Foi a vida imitando a arte!
Eu não imaginava que o dia seguinte seria pior do que o dia anterior. Hoje eu “Wish you were here”, a canção dos Bee Gees que diz: “Ahh, eu queria que você estivesse aqui, enxugando as minhas lágrimas. Foram bons tempos e eu queria que você estivesse aqui chamando pelo meu nome.” Então me dei conta do que ela quis transmitir ao pedir para cantar “Tocando em Frente” na sua despedida. O seu desejo é que “toquemos em frente” nossas vidas com mesma intensidade e alegria com que ela viveu.
Cinema Paradiso – Enio Morricone – https://www.youtube.com/watch?v=WSkyoyyvnAY
Wish You Were Here – Bee Gees – https://www.youtube.com/watch?v=jtT9iVmDNik