Coloquei esta frase em uma comunidade que participo, e uma amiga querida disse: “Usa esta frase como título da tua próxima coluna da Sler, é instigante e convidativo.” E aqui estou eu fazendo isto, pois me sinto cada vez mais mergulhada na inteligência social e colaborativa. Mas como sou uma pessoa que tenho o propósito de criar pontes, amplificar o conhecimento, entendo que é preciso começar esta coluna decodificando que “futuro” é este que estou indo nesta jornada de reimaginação radical, no SXSW 2024.
O primeiro ponto é um esclarecimento acadêmico, o futuro não é único, o futuro é plural, futuros, pois entendo que a melhor abordagem é levar em consideração as diversas perspectivas asiáticas e não ocidentais, caracterizando uma lente da pluriversalidade. Ou seja, o futuro não é hegemônico, apenas tecnológico e de aplicação como inteligência antecipativa para empresas, e sim como futuros possíveis e alternativos que consideram seu impacto e regeneração da humanidade.
Os futuros são criados a partir das reimaginações radicais de seres humanos que vivem diferentes perspectivas. E entender isto nos leva a exploração e a busca de olhar o mundo pelas lentes da pluriversalidade, que ao contrário de ser uma torre de babel, pode ser uma babilônia (tenho estudado arqueologia e é fascinante ver que civilizações antigas tiveram a coragem de reimaginar radicalmente, formando bases que até hoje não foram superadas. Esta é um dos pilares da afirmação: o futuro é ancestral.) Mas vamos voltar ao futuro que vou compartilhar, a partir do dia 06.03, quando saio do Brasil, rumo a Austin.
Em matéria especial do Jornal o Valor, do dia 28.02, o jornalista Guilherme Ravache intitulou o SXSW como a “Davos dos criativos”, pois reúne as mais diversas perspectivas na área da inovação, tecnologia, marketing, ciência, arte global. Segundo ele o evento é considerado o principal termômetro de tendências em tecnologia e entretenimento, além de ponto de encontro da comunidade de inovação global. São mais de 5 mil keynotes, presentions, painels, workshops, e fora todos os meets, eventos, casas de países, marcas. Me preparando para um deep dive de tiro longo, o SXSW é maratona e para isto o foco é responder para viver intensamente.
Na matéria, o jornalista entrevista várias pessoas renomadas entre jornalistas e CEO’s e pede suas dicas e conteúdos imperdíveis. Eu estou montando minha agenda fazendo uma curadoria da curadoria, buscando o que tenho interesse, mas também me abrir para voar em perspectivas não obvias e vou ilustrar aqui, esta lógica com 2 conteúdos que quero acompanhar e que terão impacto para meu mashup pós SXSW:
O primeiro: Non Obvious way that futurists see what other miss (and you cant too) – Rohit Bhargaya
Por quê?
Rohit Bhargava é um autor, palestrante e estrategista de marketing conhecido por suas ideias inovadoras e perspicazes sobre o futuro dos negócios e da tecnologia. Bhargava é autor de vários livros de sucesso, incluindo “Non-Obvious: How to Think Different, Curate Ideas & Predict The Future”, que foi nomeado um dos melhores livros de negócios de 2015 pela Inc. Magazine, e “Likeonomics: The Unexpected Truth Behind Earning Trust, Influencing Behavior, and Inspiring Action”. Ele também escreve regularmente para publicações de prestígio, incluindo Harvard Business Review, Fast Company e Forbes. Como palestrante, Bhargava já falou em vários eventos importantes em todo o mundo, incluindo SXSW, TEDx e MarketingProfs B2B Forum. Ele é conhecido por sua capacidade de inspirar e educar públicos de todos os tamanhos com suas ideias inovadoras e perspicazes. Bhargava também é fundador da Non-Obvious Company, uma empresa de consultoria que ajuda marcas e empresas a inovar e se destacar em um mundo cada vez mais competitivo. Além de suas atividades profissionais, Bhargava é um ávido viajante e fotógrafo amador, e seus interesses incluem história, cultura e tecnologia. Ele é um defensor da diversidade e inclusão, e trabalha ativamente para promover esses valores em todas as suas atividades.
E além de assisti-lo no Austin Convention center, Ballroom D, no dia 08.03, irei participar do meet com ele, de pijama (sim… pijama) que fará parte da jornada da White Rabbit. Ou seja, ter uma vivência com o autor de maneira próxima, abraçando o desconforto (tema) e conversacional. Irei de Havaianas. Isto eu já sei. Brazilan famous shoes. O pijama será comprado na Target, porque os preços de pijamas sociais aqui no Brasil são impraticáveis (para mim no caso).
O segundo (não vai dar para explorar tudo aqui… olha o FOMO): Creator economy – Digital Fame to mainstream Success, apresentada pela The University of Texas at Austin.
Este é um tipo de formato apresentado por pesquisadores acadêmicos. Então não é nada óbvio e mastigado.
Este painel irá discutir o fenômeno das estrelas digitais com muitos seguidores no Youtube, Instagram, Tik Tok e Snap que estão redefinindo a cultura popular. Este influenciadores, antes um nicho, agora impacta o público jovem e se tornam uma carreira variada e lucrativa. Eles passaram da criação de conteúdo viral para protagonistas nas capas de revistas e lançamento de marcas. Vários experts e creators irão discutir sobre esta fase de transição e seus desafios incluindo os impactos de saúde mental dos criadores. É um painel para inspirar insights, a partir do estágio de desenvolvimento desta indústria no norte global.
Ok, até aqui eu trouxe dois exemplos de conteúdos com foco em marketing, mas também estão no meu schedule: ET’s, IA, supercommunication, cinema, shows… comecei pelo básico aqui… vem comigo que tudo isto e muito mais vou compartilhar sob as minhas lentes da pluriversalidade. Entenderam a minha animação agora?
Vem comigo para os futuros no plural…
Foto da Capa: Divulgação (rohitbhargava.com/)