1. Os brasileiros começam a chegar à cidade. Há muitos vivendo aqui, mas os que chegam estão mais animados. É o turismo da riqueza, da riqueza ganhando em reais.
2. A churrascaria Don Julio, considerada em muitas listas a melhor do mundo, chega a ter filas de fechar a esquina onde está localizada, no coração do Palermo. Para os brasileiros aclimatados é proibitiva, mas quem vem por uns dias, com um capital para férias, dispara as fotos no instagram, aguardando com espumantes e petiscos.
3. Um alerta importante aos desavisados é que pela presença importante de brasileiros nos últimos anos, os argentinos já entendem melhor o português, ou seja, olho nas conversas de rua, ou nos estabelecimentos, nas críticas à velocidade com que os hermanos fazem as coisas. O modelo aqui é bem menos americano e mais europeu: o cliente quase nunca tem razão.
4. Gostaria de pedir aos paulistas a gentileza de não inflacionarem os preços, como fazem por onde passam, achando tudo uma pechincha, mas não creio que uma crônica tenha este poder. Assim que em agosto a Don Julio baterá em dobro a inflação.
5. Confesso que se me inflama a tentação de se achar um pouco mais argentino que os turistas, e logo alguém que tem o direito de se indignar com a fuzarca típica da brasilidade. Mas para isso há a água do ridículo: ninguém é dono de nada, mais alguma coisa do que outra, fala em nome de um coletivo. Ao menos eu não tenho qualquer procuração.
6. Quem sabe até pudesse dar umas dicas. Para mais tips…
7. Alguns turistas, supondo um frio barilochiano, chegam com aquele visual que eu também via em Canela: botas brancas e uns coletinhos de flufe, que parecem um coelho tosquiado. Correm atrás de vinhos da casa Catena, compram alfajores da Havana, rumam para a Don Julio.
8. Para mais tips…
9. Enquanto isso, se instalam eleições no país. Os candidatos me parecem pouco animadores, como passou no Brasil, mas eu não estava mais lá, e agora também não estou aqui. Talvez não seja grave manter-se turista em alguns aspectos.
10. A ver, como dizem os argentinos. Pode que as coisas melhorem. Em setembro chega a primavera e o Rosedal estará florido.
11. Por ora, bem-vindos, irmãos.
Foto da Capa: Reprodução do Instagram @milka.peru