O cara pode ser gremista, justino, flamenguista, corintiano, palmeirense, vascaíno, marciano, supostamente isento ou até colorado. Se tem um mínimo de honestidade, enxerga o absurdo escancaradamente doloso, o crime continuado, semana após semana, que os apitadores daquela entidade corrupta que teve o presidente já afastado estão cometendo contra o Grêmio o ano inteiro. Se pros desonestos é legal que seja assim, ok, estão no direito deles. Eu também curtia telecatch na TV quando era criança. Mas aí é outra história. Prefiro que meu time simplesmente abandone esse circo onde somos os palhaços que fazem as hienas rirem e vão pro camarim chorar.
O momento do diálogo, das notinhas de desculpas protocolares (como o reconhecimento de outro erro escandaloso e decisivo no Grenal) e dos afastamentos inúteis de árbitros já passou. Defendo muito que o Grêmio exija a interdição completa de todo o futebol brasileiro, com sua paralisação, ou o abandone, independente das punições que teria (mais punidos do que já estamos sendo?!). Não basta terem afastado o presidente da CBF. Há um sistema todo que precisa ser rompido.
Temos que ser críticos com o time em seu mau momento, claro, mas também entendermos que não há jogo ganho. E, ao contrário do que justinos e falsos isentos dizem, são as críticas a questões técnico-táticas que não podem acobertar o absurdamente escandaloso e reiterado prejuízo que temos sofrido há pelo menos três anos, sendo que em 2025 isso está ocorrendo numa frequência frenética, assombrosa (o motivo eu queria saber).
A escancarada roubalheira dolosa que recai especificamente (“privilégio” reconhecido expressamente por vários analistas nem gaúchos nem gremistas) sobre o Grêmio neste momento é o assunto principal. Vamos lá: deveríamos ter ganho com folga do CSA na Arena terça passada? Em tese, sim. Fizemos 1a0. O juiz anulou, mas fizemos. O Internacional fez 1 a 0 no modestíssimo Maracanã dias atrás, no Beira-Rio, também com gol chorado conseguido no finzinho do jogo. A diferença é que o gol deles foi validado.
Todos, rigorosamente todos, os analistas de arbitragem disseram que foi mais um absurdo contra o Grêmio em 2025. Diori Vasconcelos: “Quanto mais a gente assiste ao lance do gol anulado do Grêmio contra o CSA, mais difícil fica de entender a decisão da arbitragem.”
…
Por isso, defendo a paralisação de todo o futebol brasileiro, a intervenção nessa bagaça, pra tratar da sua podridão e atenuar os efeitos deletérios.
Mas o “senso comum”, muito convenientemente, torce o nariz. Condena quem pensa assim.
Sabem como funciona? Um ousa questionar a sacanagem escancarada, o outro vê e se sente autorizado, e vêm chegando os demais, até formarem o coro de hienas autorizadas pra suposta civilidade. Qualquer pessoa honesta vê o que está ocorrendo na nossa fuça.
…
GRÊMIO, TOME A CORAJOSA ATITUDE DE ABANDONAR TUDO, caso não haja uma interdição completa!
Os bandidos vão nos devolver tudo o que nos roubaram? Óbvio que não! Defendo o boicote já a partir da próxima rodada do Campeonato Brasileiro. Qualquer pessoa com um mínimo de bom senso entenderá. Chega de ser o palhaço do circo, que, repito, diverte as hienas e depois chora no camarim. Basta!
…
Somos a “Geni” do futebol brasileiro. Por favor, ou interdição, ou boicote unilateral imediato! Não entremos mais em campo se ninguém tomar uma providência que atenue o nosso prejuízo enquanto é possível. No campeonato brasileiro, já nos foram surrupiados cerca de 5 em 27 pontos, em “erros” absurdamente escancarados. Vamos falar sério sobre isso?!
…
São nojentas as notícias sobre a “desclassificação” e, pior ainda, o “fiasco” do Grêmio, diante de tanto roubo. As pessoas se acostumaram a normalizar o absurdo.
…
Se não fosse tanta ladroagem, seríamos campeões brasileiros de 2023, teríamos ficado numa situação intermediária em 2024 (talvez na Libertadores) e, em 2025, possivelmente ainda estaríamos na Copa do Brasil e no meio da tabela do Brasileiro. Como esses prejuízos serão atenuados?!
…
HÁ UM CORPO EM PUTREFAÇÃO DIANTE DOS NOSSOS NARIZES! É O CADÁVER DO FUTEBOL BRASILEIRO! OS ESCÂNDALOS SEMANAIS CONTRA O GRÊMIO SÃO O FAMOSO “BATOM NA CUECA”. A LISTA É LONGA. ONTEM FOI SÓ MAIS UM CASO. TUDO ABSURDAMENTE FREQUENTE E ESCANCARADO!
Afastar presidente NÃO BASTA!
…
“Ui, vocês ficam falando de arbitragem e isso acoberta que o time está mal.”
É O CONTRÁRIO!
Reduzir o assunto às limitações do time (que estaria no meio da tabela do Brasileiro e provavelmente classificado na Copa do Brasil se não fosse a roubalheira) é não tratar do escândalo que está na nossa fuça.
…
Já no final da noite de quarta-feira, chegou a notícia pelo Diori Vasconcelos: a CBF afastará o sujeito “despreparado” (sejamos ingênuos) que nos prejudicou decisivamente e nos tirou da Copa do Brasil. Concluiu o óbvio, que todas as pessoas honestas viram (e reconheceram): não foi falta do Kannemann.
Ok! Lindo!
Mas como nós ficamos?!
Aliás, novamente neste sinistro 2025, a CBF reconhece erro escandaloso contra nós. No do Grenal, fez uma retratação escrita, assinada por peritos com a devida e inútil retratação. A questão é que o prejuízo é irreversível. O sentimento é de exasperação e impotência. Num mundo justo e civilizado, haveria alguma forma de atenuação do prejuízo da vítima.
…
Segue um breve e contundente dossiê sobre os nossos prejuízos escancarados, inquestionáveis e reiterados nas competições nacionais deste ano (lembrando que ainda estamos em maio!!!):
- Grêmio x Flamengo – Pênalti claro para o Grêmio. Não marcado. Lance igual (e muito menos claro, diga-se, porque a bola só raspou no braço do nosso jogador) foi sinalizado contra o Grêmio na rodada anterior (gol do Ceará).
- Grenal – Pênalti absurdamente claro para o Grêmio, com posterior retratação inútil de um comitê da própria CBF. Além de não marcado, o lance era no fim do jogo e levaria à expulsão do jogador adversário.
- Vitória x Grêmio – Agressão para expulsão em Villasanti. Nem chamado pelo VAR.
- Grêmio x Santos – Falta violenta em Dodi para expulsão. Lance não revisado.
- Grêmio x Santos – Pênalti escandaloso para o Grêmio não marcado.
- São Paulo x Grêmio – Cotovelada em Dodi para expulsão. Lance não revisado.
- São Paulo x Grêmio – Falta em Jemerson antes do lance do pênalti. Além de a falta não ter sido marcada (com a anulação do pênalti), o próprio pênalti não foi falta.
- Grêmio x CSA – Gol anulado por falta que só o árbitro viu, se é que viu. Era quase fim de jogo. Nos custou a desclassificação da Copa do Brasil.
São oito lances capitais em pouco mais de um mês.
Obs: em 2023, houve aquele pênalti do Yuri Alberto, no finzinho do jogo, que nos daria dois pontos e, em tese, o título (fomos vice dois pontos atrás do campeão, mas melhor nos critérios de desempate). Em 2024, ironicamente por termos sido vítimas de uma tragédia ambiental histórica, fomos obrigados a jogar 2/3 do campeonato fora. Bastaria que os nossos jogos fossem todos em campo neutro, jogos de ida e volta, pra atenuar o evidente prejuízo competitivo, algo básico num campeonato.
…
Alguns torcedores rivais mostram indignação até em jogo no qual os adversários deles tiveram dois gols anulados pelo VAR (!!!). Da parte de alguns espertos, é claramente uma tentativa de banalização da revolta. De mais a mais, os rivais que tentam diminuir os absurdos reiterados de que somos vítimas já tiveram 14 pênaltis marcados a seu favor em 2025, e ainda estamos em maio (seria um recorde?!). Nós tivemos apenas dois. Alguma dúvida de que tem algo muito errado no futebol brasileiro? Temos o DEVER de reclamar. Mais: temos o DEVER de exigir providências e, de alguma forma, a atenuação dos prejuízos sérios que já tivemos.
Ninguém vai banalizar esse horror!
Interdição já no futebol brasileiro!
…
O Grêmio tem quase 10 milhões de torcedores. Rivaliza com o Cruzeiro na condição de maior torcida fora do RJ e SP. Detalhe: pesquisa do Globo fez um recorte revelador: somos a torcida MAIS FIEL do Brasil (aquela cujos membros rejeitam simpatias alternativas). Esse dado é relevantíssimo! Não podem nos fazer de palhaços como estão fazendo.
…
PRECISAMOS NOS INDIGNAR!
PRECISAMOS AGIR!
PRECISAMOS NOS REBELAR!
Os campeonatos nacionais estão podres e viciados, e as provas são transmitidas semanalmente, a cores, com imagens detalhadas. Que provas podem ser mais contundentes que os flagrantes ao vivo e com replay?!
Intervenção! Já! Ou abandonemos esse circo de horrores.
Futebol é sério. Mexe com muito dinheiro, com projetos e, sobretudo, com o emocional de dezenas de milhões de pessoas, porque é apaixonante e provoca identificação a clubes, pertencimento. O levemos então a sério de verdade!
…
Dedico este texto ao meu saudoso amigo Paulo Sant’Anna (sim, éramos amigos). Que falta tu fazes, querido Sant’Anna! Certamente tu estarias gritando alto, nos representando e sendo ouvido por milhões. Diria algo como “no caso do Grêmio, o velho clichê ‘a banca paga e recebe’ mudou para ‘a banca paga, paga e só paga’”. Mas os espaços da grande mídia (inclusive os teus) estão desgraçada e impressionantemente dominados por verdadeiros ativistas do outro lado ou por alguns falsos isentos (ressalvo que há os que conseguem ser isentos, gremistas e colorados, a quem respeito muito, e certamente eles sabem quem são) tão fanáticos quanto os identificados, mas pegajosa e mal-disfarçadamente enrustidos. Tento fazer neste meu humilde espaço uma ínfima fração do que tu farias se estivesses aqui.
Festa da Rua será neste domingo
A 28ª edição da tradicional Festa da Rua, uma celebração da comunidade judaica gaúcha com muita cultura e arte, ocorrerá neste 25 de maio (domingo), das 10h às 17h, na Hebraica (Rua João Telles, 508).
A abertura solene ocorrerá às 13h. Haverá várias atrações no palco e a participação de diversas ONGs, como o Coletivo das Pretas.
Camarata da Lomba do Pinheiro e a Orquestra Villa Lobos. Haverá a apresentação de um coral da Restinga e da ONG “Lê pra mim”, que faz leitura e doações de livros. Estarão presentes escritores e artistas plásticos lançando livros e expondo trabalhos.
Das 13h às 15h, será lançado o meu livro “Uma Estrela no Pampa” (SlerBooks), contando a trajetória da Federação Israelita do RS e da coletividade judaica no Estado. Também estará à venda “A cronologia do Alef Bet” (pela mesma editora), que trata, em 30 ensaios, do antissemitismo na atualidade.
Espero vocês lá!
…
Shabat shalom!
Todos os textos de Léo Gerchmann estão AQUI.
Foto da capa: Reprodução.